terça-feira, 21 de agosto de 2012

Relato - pescaria com caiaque dia 19 de agosto

No último domingo (dia 19) tirei a teia de aranha do caiaque, e fui pescar com os amigos Ronaldo e Douglas.
A previsão do tempo, com ventos de 15 km/h não foi suficiente para desistirmos da pescaria e resolvemos encarar. Tudo marcado de última hora, na véspera, resolvemos conhecer o Córrego dos Macacos, braço do Rio Tietê, em Araçatuba.

Chegamos no local por volta das 7h30min., batemos palma em uma casa, nas margens do rio, e os moradores gentilmente nos permitiram zarpar por ali.


Preparando os caiaques

Ronaldo zarpou primeiro, e antes de cairmos na água ele já tinha capturado o primeiro

Logo na sequência eu e o Douglas também capturamos o nosso.




Até que encontramos lugares mais abrigados do vento, com boas estruturas no fundo, porém a água limpa demais não ajudou.
O vento limitou nossa remada, e acabamos não indo muito longe.



Outros tucunas vieram ...




Fizemos 2 paradinhas para lanchar, e descansar os braços, pois remar contra o vento estava foda !




Douglas com seu tucunão

Peguei um tucunaré azul, de pequeno tamanho. Está raridade por aqui, mais de 90% deles são tucunarés amarelos.




E no finalzinho da pescaria, aos 45 min do segundo tempo, peguei um belo tucunaré amarelo, em uma água barrenta que eu não botava fé.


Encerramos a pescaria umas 16h, com muito vento e nossos tucunas garantidos !!

4 comentários:

  1. Olá Marcelo, esta me preocupando na minha região (Zacarias-Buritama) os caras de caça-sub, estão matando tucunaré o outros peixes sem dó, sabe o que pode ser feito à respeito? Isso é permitido? Um abraço Nilton

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Nilton, a pesca sub ou caça sub, como você disse também têm me preocupado bastante. Cada vez mais aumenta o número de praticantes, e assim como em outras modalidades, os pescadores conscientes são minoria. Semana passada conheci dois praticantes em dois dias diferentes e ambos afirmaram que haviam matado muito peixe nas suas últimas pescarias. Um deles disse que mataram 108 Kg de tucunares e tilapias em um dia. A pesca sub é permitida exceto no período de piracema, mas a cota máxima é mesma. O problema é que não respeitam !! O único jeito de acabar é fiscalização rigorosa !!!
    Abraço Nilton e obrigado pelo comentário !

    ResponderExcluir
  3. Preocupante mesmo Marcelo, e, com o aumento dos canaviais, os trabalhadores da cana estão invadindo as margens e pescando muito durante os dias de folga, nada contra, o problema é que levam peixes de todos os tamanhos, fato que não ocorria quando tinhamos a pecuária nesta região. Precisamos ficar alertas e denunciar, mas o trabalho da Ambiental tem deixado a desejar, toda vez que ligo, nunca aparecem....abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos exemplares, ótimas dicas para quem quer aventurar em SP. Abraço Equipe Fisga Tudo....

    ResponderExcluir