domingo, 22 de janeiro de 2012

Pescador tem que ter sorte: relato da pescaria de 21 de Janeiro de 2012

Essa postagem é muito especial, por ser a postagem de número 300 e porque me rendeu história que vou relembrar para sempre !!!!

Nesse final de semana iría participar de um pescaria entre amigos caiaqueiros em Sales-SP. Como a previsão do tempo mostrava possibilidade alta de chuva e vento de 10 km/h resolvemos adiar.
Como a vontade de pescar era muito grande, eu e os amigos Ronaldo e Douglas resolvemos arriscar por aqui (Rio Tietê - Araçatuba), já que a distância é pequena e se não fosse possível pescar a frustração seria menor.

A sorte que o pescador deve ter não está relacionado com o clima, tampouco com o número de peixes capturados !! Mais adiante eu explico !!!

Nos encontramos por volta das 7h30min e logo os caiaques estavam na água .



Zarpamos do antigo Porto fluvial, onde atualmente está sendo realizado as obras do Estaleiro Rio Tietê.



Meu primeiro tucunaré saiu ainda no início da manhã, com a isca Gamma 80 da MS. Obsevem como o rio está infestado de algas. Em alguns trechos do rio, só o leito do rio está livre das algas.


Um pouco mais adiante, capturei um maior (aprox 800-900g).




Entre algumas fisgadas perdidas e alguns pequenos tucunarés que escaparam na hora de embarcar, seguimos entre o amaranhado de algas, procurando um local para jogar a isca.

Uma paradinha para fotografar o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal.


E por que a tal sorte ???






...calma ! Mais adiante um pouquinho !!!

E mais um pequeno tucunaré.

Achamos um cantinho que não tinha tantas algas e que nos permitia arremessar. Com iscas de superfície, todos nós vibramos com lindos ataques das traíras. A maioria deles não se convertia em capturas. Como erravam tantos botes !!

Nesta altura, todos nós já tinhamos feito algumas capturas. Nenhum peixe grande mas a pescaria estava muito divertida.
Fiz um dublê com o Ronaldo: pegamos praticamente juntos esse peixe, o qual desconheço o nome. Muito parecido com a traíra, mas tinha uma listra transversal e os dentes menos proeminentes. Se alguém conhecer, me socorre !



E mais um tucunaré.



O Susto

Pesco 90% do tempo em pé no caiaque, e claro que eventualmente é natural desequilibrarmos. Pela segunda vez, desde que tenho caiaque, eu caí.
Fui sentar, não sei exatamento o que aconteceu, e caí na água. Dessa vez foi um pouco mais sério pois o caiaque virou, isso mesmo, quilha para cima !!! Eu estava de colete (como sempre) e a primeira coisa que me preocupei foi com a minha carretilha que estava solta. Tentei mergulhar para pegar afundando, mas o colete me impediu ! Pois é...antes ela do que eu !
Desvirei o caiaque e subi novamente. Passado o susto, hora de contabilizar os prejuízos. O Douglas e o Ronaldo vieram me socorrer, pois o remo estava se afastanto, tinha isca articial boiando, etc.
Tinha perdido o conjunto (Carretilha Shimano Curado, Vara Intergreen e linha Power Pro), um alicate e uma isca Frog (que nunca me rendeu nenhum peixe).
Embora tivesse solto no caiaque 1 caixinha de iscas e protetor solar, estes incrivelmente não saíram da cestinha.

A Sorte

Sempre reclamamos quando as iscas enroscam na roupa. E enquanto me lamentava da perda do meu conjunto, notei uma isca enroscada na calça. Isso mesmo, a isca que estava na vara !! Por muita sorte resgatei meu conjunto ! Nessa altura do campeonato, tinha ganhado meu dia !!

Dos males o menor: o alicate. Cheguei a comentar com os amigos, que tinha comprado o alicate no Paraguai e foi barato. Além disso já estava meio duro !!

Quando o caiaque virou, minha poita também foi para a água, só que a outra ponta estava presa no caiaque. Caso não estivesse, grande chance de eu perdê-la também. Rearrumado as coisa no caiaque, recolhi a poita para seguir a pescaria. Feliz da vida !!!

De repente, a surpresa !!!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.



Qual a chance de isso acontecer ???

Duas vezes !! Puta merda, sou sortudo ou não ?!! Ainda bem que o Ronaldo estava ao meu lado e o Douglas próximo, para comprovar !!

Depois de tudo isso o jeito foi seguir para ilha do Morosine lanchar, descansar e fazer a feira (no caso do Ronaldo).


Depois do descanso veio vento, chuva e calmaria novamente.
Após a chuva os ataques diminuíram mas ainda consegui mais uma captura. Um bom tucunaré capturado com minha X-RAP aleijada (cada garatéia faltando um gancho).






Encerramos a pescaria renovados ! Todos nós fizemos algumas capturas e história para contar o resto da vida !!!





7 comentários:

  1. Beleza de pescaria hein Marcelo?

    Aquela Traira 'diferente' que vc pegou, e conhecido como Jeju, ou peixe Jeju ou Jejum.

    Nome cientifico: Hoplerythrinus unitaeniatus

    Parabens pela pescaria e pelo excelente Blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu João !

    Obrigado pela contribuiçao e pelos elogio ao Blog !

    ResponderExcluir
  3. Serginho de Auriflama25 de janeiro de 2012 08:24

    e ai marcelo, ainda bem que você se deu bem nessa heim, isso é mais uma prova de que muitas das histórias de pescadores é verdade, eu sempre digo que cada pescaria que a gente faz tem que ter uma história diferente pra contar, imagina eu, quantas devo ter rsrsrsrs, abraço e da próxima quanto mais cuidados melhor..

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, boa tarde!!!

    Ha uns 3 meses começei a acessar seu blog quase que semanalmente. Curiosidade em relaçao as pescarias com caiaques e tambem porque voce escreve muito bem. Parabéns.
    Mas desta vez a historia foi sensacional...
    Um abraço.

    Alberto Bordon

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo, que história, hein? Você, realmente, deu muita sorte. rsrs
    Nossa, vi que você tem amigos em Sales, eu também tenho. A gente podia combinar uma pescaria por lá. Ou até mesmo aqui em Novo Horizonte, onde tem bons lugares. Seria um prazer.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma história louca Adilson !! Se nao houvesse testemunhas, diriam que estou mentindo !
      Para eu pescar fora esta difícil conseguir alvará pois estou com bebê pequeno em casa.
      Quando houver outro encontro de caiaques por aqui te aviso. Entra no forum www.barracudateam.com.br que é por lá que combinamos as pescarias.

      Abraço

      Excluir