quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Relato: Pescaria rápida no rio Tietê - 21 de novembro

Como trabalhei bastante na semana anterior, resolvi tirar a segunda-feira de folga e após o almoço fui molhar a bunda no caiaque.

Fui ao Rio Tietê, e o meu ponto de embarque foi ao lado da ponte na Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães. Quem conhece a região vai se lembrar de um ponto onde existe uma empresa de extração de areia.



O pessoal até que foi muito receptivo, com aquelas tradicionais dúvidas sobre a pesca com caiaque. Acharam bem interessante e deixaram o local a disposição.

Remei sentido oeste (descendo o rio). Alguns locais deixei para pescar no retorno e segui remando. Eu só não sabia que ía ser surpreendido por uma ventania, o que impediu de pescar nesses locais deixados para o final.

Segue o Mapa

 
O primeiro a dar as caras foi um pequeno tucunaré


Um tuiuiú, ave símbolo do pantanal. Tem aproximadamente 1 metro de altura e sua envergadura pode chegar a quase 3 metros.


Outros tucunarés vieram



E um tucunaré azul na faixa de 600g ( Isca Rapala X-RAP Deep)

 E uma coloração incrível



As piranhas também atacaram minhas iscas, mas fotografei apenas essa. Essa mesma isca que capturei a piranha (X-RAP deep), algumas horas mais tarde iria embora no beiço de uma piranha, que cortou minha linha.


No meio da tarde encontrei este lugar lindo, que parecia um berçario de peixes. Muitos peixes pulando, mas quase impossível de jogar a isca de tantas algas.


Começei meu retorno ao ponto de partida. Vi alguns peixes pulando na beirada, arremessei em cima. Um grande peixe saiu no sentido contrário da isca riscando a água (que coisa linda !). E um outro juntou na minha isca.


E mais um tucunaré, capturado com o Spinner da MS


O último ataque foi o maior tucunaré do dia, por volta de 1 kg. Dizem que o maior sempre escapa, né, e foi o que aconteceu...escapou no momento de embarcar. Valeu pela briga !

Logo depois começou a ventania, ondas, poeirão e tive que bater em retirada. Minha imensa sorte foi que o vento estava a favor do percurso de volta, força do vento somado às ondas me trouxeram rapidinho de volta.





Até a próxima !!!

5 comentários:

  1. Te dou meus parabens por conseguir pescar tantos peixes nessa região, proxima ao meu rancho, onde raramente pego mais de 3 tucunares em um dia.

    ResponderExcluir
  2. isso ai marcelo.. tem que ser um olho no peixe, outro..???? no tempo, esta época do ano é muito perigoso, o tempo vira de uma vez...os que estão de barco na outra margem do rio é que devem prestar mais atenção ainda.fica aqui o alerta para os mais aventureiros..

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigo !

    Todo cuidado é pouco com o clima, e o mais importante é estar com salva vidas sempre !!!

    Abraço e obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir
  4. Ola tudo bem, parabéns pela pescaria, em pesquisa para pesca no Rio Tiete me deparei com seu site e gostaria de saber se você conhece algum lugar para pescar nessa região que alugue barcos, pois eu e mais três amigos estamos pensando em conhecer o loocal para pescar no dia 22 de dezembro deste ano...se puder me ajudar meu email é eujuka@hotmail.com...grato desde já....

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita ! Respondido no e-mail !
    Abraço

    Marcelo

    ResponderExcluir