quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia 22 de setembro: dia do rio Tietê


Hoje comemora-se o dia do Rio Tietê, mas não sei se é motivo de orgulho ou de vergonha. Muitos anos se passaram desde a implantação do Projeto Tietê, com altos investimentos para tentar controlar a poluiçao deste rio, pouca coisa mudou.

No interior de São Paulo, onde o rio se encontra limpo, algumas populações de peixes têm aumentado outras diminuído.  Os orgãos responsáveis têm realizado solturas anuais de milhões de alevinos, a polícia ambiental intensificado as fiscalizações, mas ainda tudo isso insuficiente.




O governo ainda não fez sua parte como deveria. Segundo notícias recentes, a calha do rio Tietê em São Paulo ficou quase 3 anos sem limpeza !!

Conforme dados coletados por um flutuador ao longo do rio Tietê, em alguns trechos a poluição até aumentou (como por exemplo entre Salto e Porto Feliz).

Ainda falta consciência ecológica da população, que joga no rio todos os tipos de lixos, inclusive móveis velhos e carcaças de veículos, etc.



Nossa parte, pescadores, estamos aquém do desejado !! A grande maioria mata peixe em quantidade exagerada, acima das cotas permitidas. Alguns utilizam apetrechos proibidos e matam de maneira indiscriminada. Ainda é insignificante a quantidade de pescadores esportivos que praticam o pesque e solte nas áreas piscosas do rio Tietê.


Durante toda esta semana estão ocorrendo mobilizações, exposições, ações de conscientização e diversos eventos festivos, como passeios de bicicleta, shows, oficinas infantis, solturas de alevinos e outros.


Apesar de tudo ! Parabens rio Tietê por sobreviver e nos dar alegrias !!!!

Termino esta postagem com algumas fotos de minha autoria feitas durantes minhas apaixonantes visitas a este rio, em Araçatuba:












Valeu !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário