Já são bastante conhecidos os passeios de barcos realizados em Barra Bonita, principalmente aqueles que atravessam a eclusa de Barra Bonita.
A Eclusa de Barra Bonita foi a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente, possuindo 142 m de comprimento, 12m de largura e 25m de desnível máximo.
A eclusagem foi a maneira que a engenharia usou para que as embarcações pudessem transpor os desníveis causados pelas barragens. Além de ser uma monumental obra de engenharia hidráulica, tem um funcionamento simples e econômico.O tempo de eclusagem tanto para subir, como para descer é de 12 minutos. A Eclusa é a atração turística mais divulgada e conhecida da cidade, além de ter um importante valor econômico por viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná.
A Eclusa nada mais é do que um elevador de águas que serve para subir ou descer as embarcações.
Os passeios são oferecidos nos finais de semana e feriados, com 3 opções de roteiros:
1- Saída às 9h30 do porto, passando pela eclusa de Barra Bonita e navegando 25 Km acima da barragem até próximo da confluência dos rios Tietê e Piracicaba. Almoço a bordo com retorno previsto para às 12h30.
2- Saída às 13h00 do porto, onde é servido o almoço a bordo, fazendo um roteiro histórico, com paisagens exuberantes. 15 Km abaixo do porto pode se avistar a pousada do Imperador Dom Pedro II, que ainda guarda as características do século passado, concluindo o passeio com a eclusagem. Retorno previsto para 16h10.
3- Saída às 14h30 do porto. Um passeio fascinante pela eclusa de Barra Bonita, com retorno às 16h10.
Os navios disponíveis são San Marino, San Diego e San Raphael.
San Marino, capacidade de 600 pessoas
San Raphael, capacidade de 300 pessoas
San Diego, capacidade de 400 pessoas
Mais informações:
Navegação Fluvial Médio Tietê
ou ainda no site: http://www.barrabonitasp.com.br/Index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário