quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dúvidas dos leitores

Dúvida de Raphael Dall'Anese Durante, de Ibirá-SP


Caro colega Marcelo,


Sou iniciante na pescaria de tucunaré no rio tietê, sobretudo procurando-os de caiaque. Notando sua experiência na modalidade, gostaria de lhe fazer algumas perguntas.

Qual dica você dá para procurá-los aqui na região de Sales ? Nas galhadas mesmo ou mais para a beirada no meio dos aguapés ?

Quando encontra um cardume, você costuma apoitar o caiaque ou deixa-lo a deriva ?
Você aconselha iscas de meia-água ou de superfície ?
Sobre as corvinas, elas chegam na isca artificial?

Espero não estar sendo inconveniente.

Um abraço e um ótimo ano de pescarias.

Raphael durante

 
 

 
Boa tarde Raphael




Nao está sendo inconveniente de maneira nenhuma. Obrigado por perguntar e por frequentar o blog.

Não conheço o rio Tietê na região de Sales, e quanto ao local de procurá-lo varia muito. Ora estão em galhadas, ora no aguapés ora nas algas. Na minha região, o local das galhadas fica na cabeçeira dos afluentes, porém tem muito pescador que arma rede então nunca obtive sucesso lá. Eu costumo pescar em uma região cheia de algas no fundo (chamadas popularmente de rabo de gato), mas locais com aguapés também costuma ser bons.

Quando estou de caiaque e percebo um local com tucunarés, eu apoito, porque senão o vento te leva rapidinho embora e não vai ter oportunidade de pinchar muitas vezes. Nas primeiras pescarias eu não utilizei poita e me arrependi. Certa ocasião bateu tucunaré grande e naõ fisgou, mas logo o caiaque saiu do lugar e quando remei de volta, o tucuna não voltou.


Eu utilizo iscas de meia-água, superfície e sub-superficie, além de jigs e spinners (fundo). De longe, as que dão melhores resultados são as de meia-água.

No tópicos minhas iscas, aponto as principais que eu uso:

Tópicos relacionados com minhas iscas artificiais


Nunca peguei corvina em isca artificial, somente em isca natural. Seria interessante um dia testar !



Abraço e disponha

Marcelo

2 comentários:

  1. Boa tardem, marcelo, tudo bem? olha só eu estive vendo a pergunta do companheiro sobre isca artificial se tem como pegar corvina com elas. Eu comprei um Jig do tipo peixinho de metal, não testei ele ainda por muita falta de tempo, porém onde eu comprei tinha umas fotos na loja inclusive a de um pescador segurando uma corvina de 10 kilos e pouco, pelo menos foi isso que disseram e ainda me disseram que foi com um jig parecido com esse que comprei que ele pegou a danada. Basta saber se é verdade. Assim que eu testar eu ja falo prara você como foi a pescaria. O Jig que eu falo é igual ao do video neste link: http://www.tucuna.com.br/site/det_dic.php?i=341
    Abraço e até mais, boa pescaria.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde !

    Também tenho um jig em forma de peixinho, mas é de silicone e com um chumbo dentro para dar peso. Nunca usei, mas é uma alternativa a ser tentada...mas ainda assim acho que o lambari vivo é mais negócio para as corvinonas !

    Abraço

    ResponderExcluir