terça-feira, 16 de novembro de 2010

Peixe amazônico (acará-disco) 'amamenta' filhote com muco similar ao leite

Pesquisa publicada na revista britânica “Journal of Experimental Biology” aponta que o acará-disco, um peixe comum na bacia amazônica, produz um muco com função semelhante à do leite, alimentando seus filhotes até atingirem um tamanho suficiente para viverem por conta própria. Esse tipo de comportamento é muito incomum, já que a maioria dos peixes abandona sua cria assim que nasce.



A investigação foi liderada por Jonathan Buckley, da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, e feita em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, sediado em Manaus.


A principal dificuldade foi fazer os peixes procriarem em cativeiro. Os pesquisadores observaram que por até duas semanas após o nascimento, os peixinhos mordiscam as laterais dos peixes adultos absorvendo o muco.
A partir da terceira semana, ele passaram a fugir ocasionalmente dos recém-nascidos, para começar a “desmamá-los” e, a partir da quarta semana, nadavam de forma a impedir que os filhotes continuassem a se alimentar do muco.


Ao monitorar a composição desse muco, Buckley verificou que a proporção de proteínas e anticorpos aumentavam muito logo depois que os acarás colocavam os ovos, algo semelhante ao que acontece com os mamíferos quando têm filhotes. Após o período de três semanas de “amamentação”, essas propriedades nutritivas diminuíam. O processo possivelmente é hormonal, segundo o cientista, que pretende estudar mais detalhadamente como ele funciona.

Fonte: http://www.globoamazonia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário