quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Relíquia é encontrada em afluente do Rio Tietê

O baixo nível do ribeirão Engenho D’àgua, afluente do Rio Tietê, em Porto Feliz, a 120 quilômetros de São Paulo, revelou o que pode ser uma relíquia histórica. Enterrado no lodo, um autêntico batelão de quase 300 anos, usado pelos bandeirantes para explorar o interior do país.

A embarcação, com 8m40cm de comprimento, 1,3 metro de largura e 2 toneladas foi resgatada segunda-feira.



O pescador Sidnei Aparecido de Souza procurava um ponto de pesca, quando viu os contornos do barco aflorando no lodo. Por causa da estiagem – não chove há mais de 60 dias na região – o nível do rio está baixo. Ele avisou a prefeitura. O historiador da USP Jonas Soares de Souza acompanhou o resgate e não tem dúvida de que se trata de um batelão usado nas expedições rumo às minas de Cuiabá – a capital matogrossense foi fundada por bandeirantes paulistas.

2 comentários:

  1. Boa noite, companheiro. Tudo "bão meso"? eu descobri o seu blog hoje(16/09)muito "bão hein", estava faltando alguém falar do grande Tietesão, parabéns, blog chiq bacanizado. eu moro em Pereira Barreto a pelo menos uns 100 KM e pouco, aqui a pesca no Tietê bomba também. Se puder vem para cá ver as belezas e a pescaria de um dos maiores rios do Brasil. Para falar a verdade estou começando a pescar agora, mais precisamente a uns 4 domingos atrás...rssss, estou montando minha traia e mês que vem ja compro uma carretilha e a vara. Nesse meio tempo passei raiva de peixe escapar, pegar pacu pequeno e até nem pegar nada, mas "o tar do isporti é bão dimaisi da conta uai". Domingo que vem(19/09) vou no Rio São José em Suzanápolis brincar um pouco, ouvi falar que esta pegando bastante tucunaré. Depois eu comento aqui se fui feliz na pescaria...rssssskkkk. Até companheiro, e boa pescaria.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Carlos Eduardo ! Seja bem vindo !
    Sua região é muito linda mas ainda não tive a oportunidade de fazer uma pescaria por aí ! Espero que ainda um dia eu tenha essa oportunidade.
    Para suas pescaria compre um material leve, mas de qualidade. Com material leve, mesmo nossos pequenos tucunarés vão dar muita emoção !!
    Obrigado pelo elogia ! Continue acompanhando !
    Abraço

    ResponderExcluir