quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia do Rio Tietê

Dia 22 de setembro - Dia do Rio Tietê
















O rio Tietê nasce em Salesópolis, na serra do Mar, a 1120 metros de altitute. Apesar de estar a 22 km do litoral, as escarpas da serra do Mar fazem com que o rio tome o sentido contrário, em direção ao interior do estado de SP. Ele atravesso o estado de São Paulo de sudeste a noroeste, até desaguar no rio Paraná, no lago formado pela barragem de Jupiá.

O significado do nome "rio tietê" é "rio verdadeiro" ou "águas verdadeiras".

A nascente, em Salesópolis, fica no Parque Nascentes do Rio Tietê. As nascentes surgem entre rochas que ladeiam um minúsculo lago. A água brota em três diferentes pontos e o lago é povoado por pequenos peixes, os guarus.






Ainda dentro do município de Salesópolis, existe uma das primeiras hidrelétricas construídas no Brasil, que é a atual Usina Parque de Salesópolis. Construída em 1912 pela antiga Light, gerava energia a partir de uma queda de 72 m de altura do rio Tietê. O parque está aberto visitação pública (de terça a sábado, das 9h às 16h), sendo que há um museu junto à usina. Em março de 2008 foi retomada a produção de energia elétrica.



O Tietê cruza a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.136 quilômetros ao longo de todo o interior do estado, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.



É dividido em seis sub-bacias:



1.Alto Tietê
2.Médio Tietê
3.Piracicaba / Jundiaí
4.Tietê / Jacaré
5.Tietê / Batalha
6.Baixo Tietê



Segundo arqueologistas, há pelo menos seis mil anos, populações se utilizam da bacia hidrográfica do rio Tietê, um rio que também teve papel de destaque no período dos Bandeirantes.

Ao longo do rio Tietê foram construídas muitas barragens com o intuito de se aproveitar o potencial hidrelétrico. Entre estas podem-se citar:


A Barragem da Usina Parque de salesópolis.
A Barragem Edgard de Souza,em Santana de Parnaíba.
A Barragem de Pirapora do Bom Jesus.
A Barragem de Rasgão, também no município de Pirapora do Bom Jesus.
A Barragem Laras, próxima a Laranjal Paulista
A Barragem de Anhembi.
A Barragem de Barra Bonita.
A Barragem Bariri.
A Barragem Ibitinga.
A Usina Hidrelétrica Mário Lopes Leão, próxima às cidades de Promissão e Avanhandava
A Barragem Três Irmãos


Usina de Avanhandava (Usina Hidrelétrica Mário Lopes Leão)




Em diversas das barragens citadas (como por exemplo na de Barra Bonita) foram implementados sistemas de eclusas que viabilizaram a manutenção da navegação fluvial.



Muitas barcaças fazem o transporte da produção da região a um custo menor do que o do transporte rodoviário. Podem transportar até 1500 toneladas de carga, equivalentes à carga de 60 carretas.




Embora seja um dos rios mais importantes economicamente para o estado de São Paulo e para o país, o rio Tietê ficou mais conhecido pelos seus problemas ambientais, especialmente no trecho em que banha a cidade de São Paulo.




Não faz muito tempo que o rio Tietê se tornou poluído. Ainda na Década de 1960, o rio tinha até peixes no seu trecho da capital, além de ser local de eventos esportivos como regatas e provas de natação.






Em 1992, após o movimento popular que conseguiu reunir mais de um milhão de assinaturas e contou com forte envolvimento da mídia, o governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury Filho, ordenou à Sabesp - empresa de saneamento básico do estado, que se comprometesse a estabelecer um programa de despoluição do rio, que foi iniciado e chamado de Projeto Tietê.



Atualmente, o Projeto Tietê é o maior projeto de recuperação ambiental do país.


Passados quase 20 anos, a despoluição do rio Tietê ainda está muito aquém dos níveis desejados, mas já foram feitos progressos animadores.

Quanto mais longe da capital o rio ficando, mas limpo vai se tornando, e em algumas regiões semelhante a um paraíso ecológico. Hoje, no interior de SP, traz sustento a centenas de pescadores artesanais, além de proporcionar emoções fortes a muitos pescadores amadores e esportivos.









Foi o rio Tietê e as pescarias que tenho realizado que me motivaram a desenvolver este blog e gastar parte do meu tempo no seu desenvolvimento. Hoje o blog completou 5000 acessos !

Parabéns Rio Tietê !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário